Dstar

O que é DSTAR?

DSTAR significa: Digital Smart Technologies for Amateur Radio a tradução será como: Tecnologias Digitais Inteligentes para o Radio Amador. Utiliza um protocolo desenvolvido pela J.A.R.L. (Japonese Amateur Radio League) e a ICOM começou a fabricar os equipamentos utilizando esse protocolo.

DSTAR é um novo modo de comunicações para radioamadores, como o são o FM, SSB e outros, a  transmissão em modo digital permite a comunicação de voz e dados em simultâneo. Na prática a comunicação de voz não é tão “bonita” quanto a comunicação analógica, devido à perda de frequências por estreitamento da faixa utilizada pelo D-Star, além de que este modo exige uma transmissão sem muitas flutuações ou reflexões afim de se evitar a perda de pacotes, mas por outro lado, por se tratar de um sistema de comunicação digital permite que os radioamadores utilizem muitas outras funcionalidades inovando no radioamadorismo.

Você pode fazer o cadastro para utilizar a rede dstar mundial nesse link

https://py2kpe.homeip.net:444/Dstar.do

veja também como se cadastrar o passo a passo

http://dstar.com.br/index.php?sid=4701b803cbd2e1b874d67e190d35b76e&codartigo=1

Rede XLX-766 BRAZIL.

Rede XLX Multiprotocolo Gateway Refletor.

Mantemos um servidor 100% localizado no Brasil, o refletor XLX-766 hoje, tem o maior número de interconexões internacionais. Possui um  total de 45 Inter links, fazendo com que seja o número 1 com intercâmbio (mundialmente), e com média  20 a 30 canecões locais dependendo do dia da semana. Para visualizar as estações e repetidoras conectadas nessa rede visite :
http://xlx.amrase.org.br