HAMVOIP

O que é o VoIP?
A voz sobre Internet (Voice over Internet Protocol – VoIP) é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à Internet sob a forma de pacotes com endereçamento IP. Não sendo nova, esta tecnologia atinge agora um estado de maturidade e qualidade que permite a sua aplicação em ambientes de produção através da interligação com os sistemas telefónicos convencionais. De igual forma, a oferta de equipamentos e serviços de operadoras tem vindo a crescer exponencialmente.

Rede HAM-VOIP

A AMRASE, mantém um servidor 100% localizado no Brasil, onde é possível os radioamadores se falarem via HAM-VOIP. Sistema de comunicação de voz sobre IP , onde o número do ramal é o mesmo número do CCS7 ou DMR . Com esse ramal é possível um radioamador chamar o outro e manter diálogo de forma privado e ou em conferência, em uma sala especifica ou até mesmo  em conferência a três. No futuro as comunicações via DMR, também poderão fazer chamadas, para um ramal, usando seu próprio rádio DMR e vice-versa. Este serviço encontra-se em teste e de uso mundial, ou seja, qualquer radioamador de qualquer parte do mundo possuidor de um CCS7, poderá ter acesso ao serviço.
Exemplo: – PY1IBM cujo o CCS ou DMR ID é 7240005, pode fazer uma chamada para o VE2ZFP no Canadá, cujo CCS7 ou DMR ID é 3022267. Pode-se digitar, esse número, em um ramal fixo ou em smartphone, usando qualquer aplicativo de Voip com protocolo IAX2. um dos aplicativos mais usado atualmente e free é o ZOIP Lite , que pode ser baixado para qualquer plataforma acesse: https://www.zoiper.com/