ARISS

ARISS – AMATEUR RADIO ON THE INTERNATIONAL SPACE STATION

É um programa educacional internacional criado pela NASA com o objetivo de inspirar alunos, a nível mundial, a seguirem as carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática através de comunicações com astronautas no espaço usando estação de radioamador. O ponto mais interessante desse programa é a oportunidade de comunicação de estudantes de  escolas em qualquer lugar do Brasil, com os astronautas a bordo da ISS – International Space Station (Estação Espacial Internacional).
O programa ARISS permite que alunos possam aprender sobre a vida a bordo da ISS International Space Station e sobre a exploração do espaço, com atividades ligadas a ciência e matemática.

Na foto abaixo, vemos o astronauta Bill McArthur falando do espaço através da estação de radioamador a bordo da ISS, com alunos da Escola Elementar Lougheed, Calgary no Canada. Foto: NASA

projet1

Na foto abaixo, vemos Bob McCown, radioamador e Membro Voluntário do projeto ARISS, ajustando a antena instalada na escola Bowie, para permitir o contato dos estudantes com os astronautas a bordo da ISS. Foto: Goddard Amateur Radio Club

projet2Abaixo um vídeo produzido pela reportagem da TVE, gravado no Clube Militar da Lagoa (RJ)

COMO FUNCIONA O PROGRAMA?

Durante aproximadamente 10 minutos, (tempo em que a ISS sobrevoa uma determinada localidade da terra)  é possível um contato direto com a estação espacial utilizando uma estação de radioamador, quando os alunos poderão fazer perguntas sobre diversas áreas científicas.

Caso a escola não tenha uma estação de radioamador, a equipe do ARISS Brasil providenciará todos os equipamentos de rádio, necessários para prover o contato com a ISS. A escola não terá nenhum custo, pois as atividades desenvolvidas pelo programa ARISS são de cunho científico e realizado por radioamadores voluntários.

O Programa ARISS proporciona oportunidade a comunidade escolar (alunos, professores, famílias e moradores locais) de se conscientizar dos benefícios substanciais dos vôos espaciais tripulados, as explorações espaciais e as suas descobertas. Como valor agregado, há também a oportunidade de se aprender sobre tecnologia em geral e sobre o radioamadorismo.

Abaixo, vídeo do colega PV8DX, Paulo, com o projeto ARISS – Amateur Radio International Space Station. Desenvolvido com alunos do Ensino Médio da Escola Gonçalves Dias e do Instituto Federal – Campus Boa Vista. Inscrição feita em fevereiro de 2012. Preparação em setembro de 2013 até o dia do contato… Fevereiro de 2014. Com elevação máxima de 23 graus.